Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O poder do anonimato

Olá,

Hoje (inevitávelmente) vi uma noticia de um casal que se separou, têm ambos um blog e não vou dizer o nome porque já todos sabem. Nem vou falar do assunto por respeito e porque não me interessa minimamente a vida alheia. Lembrei-me apenas de falar de uma coisa tão óbvia que foi falada por um comentador sobre o assunto: privacidade. 

Uma das coisas melhores de ter um blog é o anonimato. Ok, se és uma pessoa que precisas que te vistam, que te comprem coisas e que queiras viver sem um trabalho dito ''comum'', em que tens um horário nada flexivel a cumprir, sim, precisas mostrar a cara, o corpo (vestido), os looks, what so ever. Mas não há nada como o anonimato! Escrever sem uma única pessoa saber que és tu. Antes eu escrevia muito, tanto que escrevia os meus próprios livros e os enviava para editoras e até cheguei a receber propostas, mas nunca avancei. Afinal, 16 anos são 16 anos. E hoje quando lia uns parágrafos do blog da pessoa que referi acima, senti o mesmo... Até porque me identifico em certas coisas relacionadas com a escrita, sendo que foi sempre algo que adorei. A falta de privacidade muitas vezes corta-nos os nossos textos, quase como censura. Afinal saber que a pessoa X está a ler algo tão pessoal pode nem sempre dar tão bons resultados.




Um dos assuntos que muitas vezes me apetece escrever é a forma como este País lida com as pessoas a nível profissional. Quase como sátira. Não escrevo, porque sinto que há demasiadas pessoas que estão a ler o blog que me conhecem a nível profissional e não quero de todo que levem como algo pessoal. Como se fosse um ataque à sua empresa, à sua pessoa. A minha opinião sobre a economia que se reflete nos salários miseráveis pagos neste País, não é uma critico pessoal ao dono X ou Y da empresa H, que por acaso conheço e possa ler o meu blog. Mas claro que por exemplo certas exigências ridículas, eu gostava de expor aqui, com todo o detalhe, de empresas que por vezes não têm uma noção muito apurada. E isto não é para expor nomes, mas sim no sentido de mostrar às pessoas o quão ridiculas são certas situações, para desabafar talvez, sem sequer frisar qualquer nome de empresa. 

Outra coisa que adoro escrever é sobre o amor, o que nos faz sentir, sobre romances em geral. E não escrevo muitas vezes, porque sei que existem tantas pessoas que me conhecem e sabem do meu blog (e atenção que no meu caso são pessoas que conheço bem e não tão bem, mas que eu acabo por dizer que tenho o blog; não fui eu que me apresentei diáriamente ao público do meu blog, dando a conhecer a minha pessoa a pessoas que nunca vi na vida). Toda esta ''carga'' faz com que nem sempre escreva. Pois eu sei, que muitas vezes possa até escrever situações que ''imagino'', que penso que dariam uma boa história e não são a minha situação actual. No entanto, as pessoas tendem a levar tudo muito pessoal, uma vez que o blog é pessoal. E se eu escrever sobre sentimentos, emoções, não quer dizer necessáriamente que é o que sinto. 

Basicamente, nem sempre se torna fácil expormos a nossa pessoa e assim lidarmos com a exposição. E a minha exposição não é a de alguém conhecido, mas o contrário, no entanto a diferença são as poucas pessoas que sabem que este projecto é meu e eu não quero expressar-me, por vezes, por saber que isto não é 100% anónimo. 


Tenho de vos mostrar agora o instagram que alterei! Tinha andando a actualizar com imagens de inspiração, no entanto decidi começar a colocar apenas fotografias tiradas por mim e pelo Gonçalo. Apaguei umas 1000 fotografias para começar do zero só com fotografias nossas (posso colocar uma ou duas de inspiração, mas principalmente são fotografias tiradas por nós). Agora podem ver fotografias de comida, viagens, paisagens, lifestyle em geral. Sigam: sweetestcottonpage no instagram. 

Sem comentários: